4.9.10

Passeo







1 – O que é a dança para você? O que é Flamenco?
O baile flamenco tem sido minha vida. Creio que não poderia viver sem bailar. Tive a sorte de nascer na Andalucía, mas se tivesse nascido em outro lugar, teria bailado, talvez flamenco, talvez clássico ou contemporâneo, mas asseguro que teria bailado.
O Flamenco é uma mescla maravilhosa de todas as culturas que passaram por Andalucía, que nos deixou seu rastro e que aqui foi tomando forma. A mescla sempre é boa, e tudo o que passou por esta terra criou-se algo maravilhoso como é o flamenco.

Eu me vejo como uma pessoa honesta, que mesmo conservando a raiz, vou também com a modernidade, e creio que isto se vê em meu baile. Eu sou feliz em minha vida e estou tranqüila, dou graças à vida por tudo o que tem me dado, e devo tudo ao baile, e tudo isso se reflete no que eu faço.

2 – Você acredita que seu corpo se comunica sem precisar de palavras no baile Flamenco? Como?
O baile em geral não necessita de palavras, e como o flamenco é um reflexo da vida, de toda ela, o amor e o desamor, a alegria e a aflição, a tragédia, a comédia, a vida, a morte... não fazem falta as palavras no baile flamenco para que o compreenda.

3 – O que sente seu corpo quando se encontra com esta arte?
É minha felicidade absoluta... ainda que quando bailo me doa até o cabelo... não há em minha vida felicidade maior que uma atuação mágica.

4 – Você acredita que seu público entende seus movimentos?
Creio que sim, já que não são só movimentos, é a expressão, os gestos, os silêncios... nós bailarinos temos muito de atores e podemos fazer sentir, emocionar-se, apaixonar-se.

5 – E você entende o corpo dos espectadores com relação à você?
Eu percebo a respiração do público, percebo quando gostam de algo, a excitação por algo que eles gostam, até mesmo o som tem que mudá-lo (mais ou menos forte) dependendo do estado de ânimo do público. Se não existe a comunicação entre público e o artista é porque algo falhou... e como negar esta comunicação se é maravilhoso estar em um teatro.

6 – Se considerarmos que a dança é uma linguagem, constituída por códigos, símbolos, eu gostaria de saber o que significa estes códigos para você:


Guitarra: a música que nos faz sentir
Cante: inspiração
Palmas: compasso
Sapateado: expressão
Mão, punhos, braços: minha melhor linguagem
Traços faciais: expressividade
Giros: dança
Palco: meu princípio
Castanholas: madeira contra madeira com um som único
Leque: guajira
Pente: coque
Chapéu: cordovês

7 – É possível bailar e comunicar-se sem o cante? Por qual razão?
Eu tenho bailado sem cante, somente com a guitarra, ou só com a percursão, cada estilo requer uma coisa. Incontestavelmente um baile flamenco com guitarra e cante.

8 – O que é duende?
Encanto misterioso e inefável que não se pode explicar, mas de onde chega é fundamental na arte. O duende é o intermediário entre o terreno e o divino.

9 – É possível o flamenco sem duende?
Nunca, não seria flamenco...

10 – Como se traduz USTED no baile flamenco?
Como alguém que desde sua honestidade, pretende dignificar o flamenco.

Flamenco Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...