23.4.10

Ancorando o olho voador do abanico (Tutorial)

O objetivo desta ação é fazer com que o ojo/olho do abanico se modifique e se comporte como a cabeça do clavillo.

Clavillo
Ojo
Você vai precisar de:
  • Cola de contato
  • Cerca de 50 cm de linha de costura de poliéster
  • Palito de dente
Uma lupa pode ajudar a dar precisão.
Sempre use uma ponta ou lateral do palito limpa, sem cola, para cada operação.
Como faz?
1) Prenda com firmeza as varillas com um amarrilho. Usamos um elástico de dinheiro nas fotos, porém o amarrilho é melhor: não arrebenta, nem decompõe e gruda no abanico.
2) Levante a 'tampinha' do ojo
3) Gire a tampinha em direção à base do abanico, passe cola de contato na arruela do ojo e no clavillo. Pegue bem pouca quantidade de cola com a ponta do palito de dentes, e passe a cola de baixo para cima, melecando bem a arruela e o clavillo. Deixe secar por 5 minutos.
 
 
Tsck, aqui a tampinha não está muito bem posicionada para ser vista!
4) Prenda a linha de costura pelo meio fazendo uma laçada fechada por 3 nós que ficam na direção do pais ou tela . Repita mais 3 vezes, num total de 4 laçadas com 3 nós cada. Passe cola de contato na linha (sempre pouca, na ponta do palito, que deve ficar o mais perpendicular possivel às varillas) ao redor de toda a volta do clavillo e das laçadas de linha junto dele.
5) Repita o passo 4 mais 2 vezes (laçar, amarrar com 3 nós 4 vezes e passar cola), porém agora alterne a posição dos nós de cada laçada para um lado e outro do abanico. No último nó da última vez, corte a ponta da linha bem rente, meleque o clavillo e a linha com cola e também a parte interna da 'tampinha' do ojo do abanico.
 
6) Deixe secar por 10 minutos
 
7) Abaixe a 'tampinha' do ojo e organize a cola que fica entre a tampinha e a arruela do ojo com a ponta e lateral do palito (limpos).
 
8) Deixe secar por 24 horas.
 
Pode usar seu abanico que o ojo não vai voar tão cedo.
 

4 comentários:

  1. Muy buena manera de salir del paso.
    Saludos.

    ResponderExcluir
  2. Miguel,

    Su comentario es un gran cumplido.
    Gracias,

    ResponderExcluir
  3. Comentário da Marilyn:

    'hola chica, sem problemas.
    só queria dizer que fiz a experiencia de consertar o abanico (ojo) e deu super certo. fiz uma coisinha diferente por falta de material. coloquei uma micanga redonda na ponta do clavillo. deu supercerto e ficou bem firme. muchas gracias. beijos

    marilyn mafra
    www.marilynmafra.blogspot.com '

    ResponderExcluir
  4. Marilyn,

    já usei um tip(http://www.pedramistica.com.br/img_produtos/folheadosag/fag_12141307G.jpg, cortando uma das 'tampinhas')no lugar do ojo, e também funcionou.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...