Para perceber ou sentir o Compás, algo vital para a vivacidade e veracidade do Baile Flamenco, é necessário ficar (no) presente. Pessoas ansiosas ou melancólias podem sentir dificuldade (e muita) em perceber o Compás de qualquer palo, e mais dificuldade ainda em perceber o Compás quando este é 'irregular', como acontece no Compás de Alegrías.
O Compás de Alegrías pode ser definido como um ciclo rítmico onde 2 compassos de 3 tempos e 2 compassos de 2 tempos se 'juntam', assim:
| 1 2 3 | 1 2 3 | 1 2 | 1 2 | 1 2 |
Não adianta ficar no passado, lembrando quantos compassos de 2 ou de 3 tempos já se passaram, também não resolve 'prever' quantos compassos de 2 ou de 3 tempos faltam para fechar a série que configura um Compás de Alegrías.
Fique presente no presente, sentindo a pulsação e a alternância de tempos fortes e fracos, o rítmo (e a sutil melodia) que acontece durante o sapateado. Acontece a interferência de quem baila na música durante, nunca antes (no passado) nem depois (no futuro).
É corriqueiro que os alunos com menos de 2 ou 3 anos de aulas de Baile Flamenco ficarem ansiosos em dar conta do relicário sonoro, sensório e motor (no sentido de envolver a neuromotricidade pessoal, a consciência corporal de cada indivíduo) do sapateado. Em geral, praticar regularmente, com afinco e mais lento (até a pessoa ter a maturidade da compreensão sonora e a coordenação motora necessária para aumentar a velocidade mantendo a precisão do sapateado) melhora a técnica pela extensão nas três dimensões do espaço físico → altura, largura e profundidade ← e na dimensão do tempo da consciência neuromotora.
O Compás não é uma entidade matemática, não é fazer contabilidade.
Quem pensa, não presta atenção.
Deixe sua ansiedade do lado de fora da sala de aula, leve consigo, de dentro da sala de aula para a sua vida a sensação de leveza e bem estar que ficar no presente provoca. Seu sistema imunológico vai agradecer (xô H1N1 e congêneres!), sua memória vai funcionar, sua criatividade vai 'acordar', suas suprarenais vão deixar de funcionar sobrecarregadas e, no mínimo, você vai emagrecer sem fazer força.
Ficar presente, no presente traz alegrias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário