
'Pesquei' no blog da Marilyn
"SEVILLANAS: COMENTÁRIOS E CONSELHOS
(traducao do texto de Rafael Riqueni - trecho do livro)
As características e a estrutura do palo
As sevillanas não têm sua origem no flamenco, mas sim no folclore payo-andaluz, igualmente aos fandangos. Talvez por isso estes dois palos compartilham o mesmo padrão rítmico. No estilo dos primeiros cafés cantantes, onde muitos palos ciganos se "apayaron" (se tornaram não ciganos) e muitos palos payos se "aciganaram", as sevillanas comecaram a ocupar um posto bastante importante no repertório flamenco.
As sevillanas são um baile com uma estrutura bem medida e rígida, diferentemente de muitos palos flamencos, não têm nem tonalidades próprias nem melodias específicas, mas sim se baseiam essencialmente em sua estrutura.
O baile por sevillanas normalmente consta de quatro partes às quais se refere individualmente como sevillana - a primeira, a segunda, etc. Por essa razão, o toque e o cante deste palo seguem o mesmo padrão de quatro sevillanas.
Às vezes cada sevillana se toca em uma tonalidade distinta, (...) e às vezes podem estar compostas na mesma tonalidade.
(...)
Sevillanas
Por: VERONICA ATALA
Directora del CENTRO DE DANZA-BAILE Y ACTIVIDADES COMPLEMENTARIAS ATALA
Alicante/Espanha
Ainda que seja típico de Andaluzia, pois é bailado em todas suas províncias, é um baile popular procedente do baile folclórico de cada região. As sevillanas derivam das seguidillas manchegas.
Faz quatrocentos anos, em nosso país (Espanha) só se dancavam jotas e seguidillas. Cada região, cada povo tinha seus próprios bailes e umas vestimentas próprias. É uma lástima que, ainda que não se tenha perdido totalmente, cada vez se pratique menos o baile folclórico.
Porque nos entusiasmam tanto as sevillanas? Porque nos prende seu ritmo? Provavelmente porque é conhecido de sempre por nossos ancestrais, inclusive encanta a pessoas de outros países europeus.
Há teorias que afirmam que as sevillanas procedem de ritmos austríacos, da valsa, por isso têm o mesmo compasso (3/4).
Contam as avós que antigamente as bailavam somente as mulheres entre elas, em suas reuniões. Posteriormente se incorporaram os homens e se lhes deu uma linguagem, que fala de uma história de amor...
AS SEVILLANAS CONTAM UMA HISTÓRIA
As sevillanas constam de quatro coplas (antes eram sete) com três estrofes cada uma. No transcurso delas vai se desenvolvendo a interpretacao de uma história de amor com final feliz.
Na primeira copla a mulher se exibe, paquera, e o homem vai a seu encontro... Ela finge fugir ou não entender. A segunda copla representa a aproximacão, a seducão...A mulher permite que se encurtem as distancias. Na terceira se rompe o feitiço, se inicia um engano, uma briga, uma irritacão, se sapateia para enfatizar a cena. E na quarta, chega a calma, o encontro,a aceitacão do outro, a reconciliacão e muito pouca distância entre os dois.
ESTE BAILE DÁ MUITO JOGO
Existem as sevillanas do "quite" (tirar): Bailam duas mulheres e um homem. Durante o baile estas disputam a atencão do homem. Quando participam quatro pessoas, bailam em forma de quadrado, con dois pares que se cruzam e intercambiam entre si.
Quando há cinco pessoas ou mais, se podem bailar individualmente (sem par e sempre de frente) ou em grupo formando uma roda (esta modalidade admite tanta gente de uma vez dependendo de quanto espaço haja disponível).
Além de dar muito jogo na hora de bailá-las, lhes direi também que há muitos estilos: as rocieras, que sao muito rápidas;as corraleras, que sao as mais estendidas e populares e se bailavam nos corrales (quintais); as de Lébrija com muita percussao; as boleras do século XVII e as flamencas, ambas instrumentais e longas etc.
Como disse, temos muitas formas de bailá-las e muitos estilos. Também temos a possibilidade de bailar diferentes temas: históricos, bíblicos, de amor e paixão, cômicos, etc. Há sevillanas "cachondas"(gozadoras), há sevillanas "protesto" e há sevillanas "fusión" com jazz e blues, e até com letra inglês! Sao cantadas por Martirio, Ketama, Manolo García e Niña Pastori entre outros.
Estas são uma alternativa para quem nao lhes agrada o que soe a antigo.
Enfim, temos de todas as formas e cores e ainda várias velocidades. Existem lentas e inclusive ralentizadas e outras que "vas a la carrera"... se te descuidas podes ser atropelado pela música.
UNINDO TÉCNICA E IMPROVISAÇÃO
Neste jogo há normas fixas, como em uma partida de futebol, com uma diferença que te proporciona uma vantagem: se conheces bem a estrutura da primeira sevillana, podes bailar todas e, ainda que te percas, sempre saberás onde estás.
Apesar de ter uma estrutura fixa e algumas normas, também há momentos que convidam à improvisacao de passos, movimentos e palmas, criando assim uma competição sadia (com o par ou o grupo) de tua forma particular de expressar este baile.
AS SEVILLANAS NOS 80 E NO NOVO MILÊNIO
Nos anos oitenta foram um "boom"da moda do momento. Todo o país aprendeu a bailar sevillanas, nos contagiamos da alegria das palmas e em muitas cidades se abriram tablaos.
Porque será que ainda as pessoas desejam aprendê-las? Provavelmente porque engatam primeiro a conseguir dominá-las e depois a poder brincar a bailá-las em todas suas formas e maneiras, com um estilo pessoal e, devido a que a improvisação não tem limites, tampouco tem limites as suas possibilidades.
Tenho a convicção de que as sevillanas não morreram nos noventa como qualquer outra moda, senão que as mataram quem as ensinaram rápido e mal, sem transmitir sua verdadeira mensagem. Posso afirmar que, depois de 20 anos ininterruptos de ensiná-las, cheguei à conclusão de que passa o tempo e as pessoas continuam as solicitando.
BAILAR SEVILLANAS É LÚDICO E SAUDÁVEL
Considero que é um exercício físico suave, apesar de bastante completo, pois se movem todas as articulações do corpo. Se trabalham também a parte artística, criativa, a expressão corporal e a interpretação da história contada. É uma forma de se divertir com os demais, bailando em qualquer idade, de melhorar a coordenação, a orientação, de fomentar nosso equilíbrio (ao se manter um ritmo constante estabiliza nosso corpo e nossa mente, pois participa todo o ser).
VITALIDADE E ALEGRIA
Recentemente em um programa de rádio participou Cristina Hoyos, conhecida profissional do baile flamenco, que superou um câncer de mama. Comentou que as pessoas que sofrem de cansaço, apatia, depressão, problemas de comunicação, etc., poderiam utilizar o baile de sevillanas como terapia, posto que produz alegria e vontade de viver.
Um professor me disse faz tempo que quem baila sevillanas não fica doente. Talvez seja exagerado, mas em Andaluzia as pessoas mais velhas as bailam e cantam e, em idades avancadas, são vitais, saudáveis e conservam sua alegria.
É certeza que movimento constante de todo o corpo reativa a circulação sanguínea, tonifica o coração, melhora a respiração e a oxigenação do corpo, etc.
Na zona dos punhos e nos dedos, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, existem importantes pontos de acupuntura. Possivelmente o movimento constante de punhos e dedos reative esses pontos e canais de energia.
fonte: http://www.mazulagia.com/articulos/danza_2006-01.htm
Leia tudinho aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário